...e sugestão de leitura
Dia 23 de abril comemora-se o dia internacional do livro.
O principal motivo é que esta é a data de nascimento do escritor espanhol, Miguel de Cervantes, autor do livro Dom Quixote de La Mancha. Este foi eleito o melhor livro de todos os tempos. Todo esse prestígio está relacionado a uma série de fatores como trama, linguagem, estilo, entre outros.
E foi sobre Miguel de Cervantes e sua obra prima que a EDUEL publicou o livro Altas Cavalarias — Dom Quixote e seus precursores, do historiador Marcos Antônio Lopes. O livro discute as singularidades dos romances de cavalaria, e as conexões de tal gênero literário com este clássico da literatura, principalmente no plano das apropriações paródicas realizadas por Cervantes.
|
No tempo de Cervantes, o heroísmo nos campos de batalha e o virtuosismo nas lides da pena eram dois eficazes instrumentos para se alcançar prestígio social. Miguel de Cervantes bem que se esforçou nos dois campos. Primeiramente como o valoroso marujo de Lepanto; em seguida, como o esforçado autor de Galatéa. Queria ser reconhecido por seus contemporâneos, mas não obteve êxito nessa empresa. Talvez soubesse que é a posteridade que define a sorte dos heróis literários. De fato, sua criatura sonhou com a celebridade de seus feitos de armas. A partir de tal evidência, é possível imaginar que Cervantes pudesse ter pensado numa espécie de desforra do futuro, que corrigisse a ingratidão do tempo presente. Mas, é difícil crer que tenha podido supor que sua obra magna, publicada em 1605, fosse, ao longo dos séculos, servir de alicerce para pesquisas, debates, artigos, conferências, enfim, constituir-se no núcleo irradiador de uma respeitável biblioteca. Altas Cavalarias-Dom Quixote e seus precursores Marcos Antonio Lopes Preço: 45,00 Informações sobre vendas (43) 3371-4673;(43)3371-4691; |
Nenhum comentário:
Postar um comentário