sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Autora da EDUEL é indicada ao Prêmio Orgulho Paranaense


   A professora Gisele Franco de Lima Santos, do departamento de Estudos do Movimento Humano do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL, foi indicada ao Prêmio Orgulho Paranaense 2012.
Ela concorre na categoria Produção Literária com o livro “Jogos Tradicionais e a Educação Física”, publicado pela EDUEL.


   A Comissão de Selecionadores do Prêmio divulgou nesta quarta-feira (28), o nome dos atletas indicados e que concorrem à premiação no ano de 2012.
Este é o segundo ano do evento, que foi criado pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com o intuito de reconhecer os cidadãos paranaenses ou radicados no Estado que, por motivo relevante no setor esportivo, se tornem merecedores do reconhecimento estadual e nacional. 
Serão sete categorias premiadas, que abrangem atletas e técnicos que se destacaram e elevaram o Estado do Paraná no âmbito esportivo no ano de 2012.

   A Premiação acontecerá no dia 12/12/2012, às 20h00 no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Teatro Guaíra.
Confira os indicados ao Prêmio no endereço: www.esporte.pr.gov.br .


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Livro da EDUEL aborda reintegração dos veteranos da FEB


      Será lançado na próxima segunda-feira, dia 12, o livro “A GUERRA QUE NÃO ACABOU: a reintegração social dos veteranos da força expedicionária brasileira (1945-2000)”.
   O livro, que teve origem na pesquisa para o Doutorado do autor Francisco César Alves Ferraz, professor do departamento de História da UEL, aborda a época do término da 2a guerra mundial e o retorno de milhares de pracinhas convocados para combater as forças do Eixo, na Campanha da Itália, entre 1940 e 1945, destacando que a sociedade brasileira, apesar das promessas, não estava preparada para a reintegração desses ex-combatentes.


Trecho do livro:
“Convocados, armados e treinados para o combate, os cidadãos-soldados brasileiros lutaram contra o nazifascismo, na Campanha da Itália. Vitoriosos, foram recebidos com festas e promessas de valorização social. Mas, aos poucos, os ex-combatentes e seu passado caíram no esquecimento. Ao longo de quase sete décadas, os veteranos da Força Expedicionária Brasileira têm lutado pelo reconhecimento concreto e simbólico de seus feitos. Para esses brasileiros, trata-se de uma guerra que ainda não acabou”.

Serviço:
Lançamento do livro: A Guerra que não Acabou: a reintegração social dos veteranos da força expedicionária brasileira (1945-2000).
Autor: Francisco César Alves Ferraz
Dia: 12/11/2012
Local: Brasiliano Bar & Cozinha
Rua Espírito Santo 655, Londrina
Horário: 18:30h