segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Livro da EDUEL é finalista do Prêmio Jabuti


Em apuração aberta ao público, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) apresentou as notas atribuídas pelos jurados às dez melhores obras de cada uma das 29 categorias do 54o. Prêmio Jabuti e, entre elas está o livro “Formação (Bildung),  educação e experimentação em Nietzsche”, publicado pela EDUEL e que é finalista na categoria Capa.
O projeto da capa foi desenvolvido pelo estagiário da EDUEL e formando do Curso de Design Gráfico da UEL, Marcos da Mata.

capa finalista
A fase que se encerra foi resultado da análise de um total de 2.203 inscritos. Para chegar aos finalistas, três jurados especialistas em cada categoria atribuíram notas de 0 a 10 às dez melhores obras inscritas. Classificaram-se as que obtiveram as melhores médias. A avaliação teve como base os critérios estabelecidos para cada categoria no regulamento.
Todos os resultados foram auditados pela Parker Randall. O curador do Prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb, e o Conselho de Curadores, formado por especialistas do setor editorial ficaram responsáveis por checar se todas as obras classificadas cumpririam com os critérios estabelecidos pelo regulamento. Integram o Conselho de Curadores a escritora e membro da Academia Paulista de Letras Ana Maria Martins, o diretor científico da Fapesp, Carlos Brito, o vice-reitor de Extensão da Universidade Estácio de Sá, Deonísio da Silva, e o poeta Frederico Barbosa.
Na segunda fase do prêmio, os escolhidos serão submetidos a uma nova análise, cuja apuração está marcada para o dia 18 de outubro. Na ocasião, serão conhecidas as três melhores obras de cada categoria, que serão laureadas com o Jabuti. Além disso, os primeiros colocados receberão o prêmio em dinheiro de R$ 3,5 mil.
Os Livros do Ano, categorias Ficção e Não Ficção serão escolhidos apenas entre os primeiros lugares das categorias. Além dos jurados, participam da escolha os associados das quatro entidades representativas do setor: CBL, SNEL, ANL e ABDL.
A cerimônia de premiação será na Sala São Paulo no dia 28 de novembro e, a lista com todos os finalistas já está disponível no link www.premiojabuti.com.br


Autores da EDUEL na Semana Literária do SESC- 10-15/10/2012

Frederico Fernandes, Lucinea Rezende e André Siqueira entre escritores londrinenses
Rute Trevisan (coleção Explorando o Universo do selo infantojuvenil da EDUEL)

Livros da EDUEL em exposição


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Selo infantojuvenil da EDUEL terá três lançamentos


Serão lançados no dia 22, sábado, às 10 horas na Livraria da Ciranda, os livros “Halley, o Cometa Dorminhoco”,O Caminho do Sol no Céu” e, “O que Pensa a Via Láctea”, todos da coleção Explorando o Universo do selo infantojuvenil da EDUEL. A coleção é uma iniciativa do grupo GEPETO que é coordenado pela professora Rute Helena Trevisan.
A coleção já tem mais três outros títulos também publicados pela EDUEL que são: “O Sistema Solar na aula da Professora Zulema”, “Uma estrela Chamada Sol” e, “Vida de Estrela”, os dois últimos já se encontram na segunda tiragem.


“Halley, o Cometa Dorminhoco”, apresenta cientificamente, e de maneira lúdica, a atividade e composição (núcleo, caudas, coma, período, entre outros) de um cometa típico – o “famoso” Halley, numa linguagem acessível às crianças, jovens e adultos.
“O Caminho do Sol no Céu”, trabalha o conhecimento sobre os pontos cardeais de maneira lúdica, com o objetivo de ampliar as noções de referência espacial, incentivando o leitor a utilizar no seu cotidiano, noções básicas de Astronomia, observando o movimento do Sol no céu, usando o Universo como um laboratório.
O que Pensa a Via Láctea”, conta a estória evolutiva da nossa galáxia, a Via Láctea em versos,  mostrando de forma lúdica  como é a existência desse universo-ilha. Nesta galáxia espiral, em um de seus braços, vive o Sol, estrela pequena, mas de grande importância para todos nós. A alusão de que a galáxia está pensando é que nela existem vidas, seres que pensam e constroem um universo galáctico em torno de si.
A livraria da Ciranda fica na Rua Jorge Velho 48, próxima da rotatória do Zerão em Londrina.

O GEPETO é um grupo de trabalho formado por Físicos, Geógrafos e Astrônomos profissionais, que procura levar ao público infantojuvenil, assuntos de Astronomia e Astrofísica Moderna, em uma linguagem acessível, para que todos tenham a oportunidade de aprender e se atualizar nestes temas. O grupo faz pesquisas em como ensinar Astronomia às crianças, de forma integrada, onde se junta a Astronomia do dia a dia com as últimas descobertas científicas feitas pela corrida espacial.
O GEPETO desenvolve atividades divertidas e interessantes, como Oficinas e Jogos de Astronomia, e escreve textos para crianças e jovens, revelando os segredos do Universo, além de terem participado efetivamente da criação e implantação do Planetário de Londrina pela UEL.
site:  http://sites.google.com/site/gepeastro/home.